terça-feira, 5 de janeiro de 2010

Humor Químico : Livro "Moléculas com nomes estranhos ou incomuns"


Humor : Livro "Moléculas com nomes estranhos ou incomuns"

Acredite ou não, alguns químicos têm senso de humor e este livro é uma prova disto. O livro mostra algumas moléculas reais com nomes um tanto incomuns , até mesmo nomes ridículos.

Idioma: inglês

Acesse o site : http://www.chm.bris.ac.uk/sillymolecules/sillymols.htm

Acesse o livro em : Link para o livro 

Conheça também o game Ludo Químico.

Software Bist para representação de estruturas bidimensionais !


Bist representa estruturas bidimensionais . É uma ferramenta de desenho de estruturas químicas. É voltada para a química orgânica, mas pode ser útil também para os químicos ou também professores.


É possível exportar os arquivos PostScript e PNG.

Esta versão é agora integrada com a API do openbabel , aceitando assim vários formatos de arquivos.



Idioma : Inglês

Sistema Operacional : Linux
 

Acesse em : http://www.autistici.org/interzona/index.php?mod=03_Bist


Conheça também o game Ludo Químico.

Software Chimera para visualização de moléculas 3D !


UCSF Chimera é um programa altamente extensível para visualização interativa e análise de estruturas moleculares e dados relacionados, incluindo mapas de densidade, montagens supramoleculares, alinhamentos de seqüência, docking resultados, trajetórias, e conjuntos de conformação. Imagens de alta qualidade e animações podem ser geradas.

Chimera inclui a documentação completa e vários tutoriais, e pode ser descarregado gratuitamente por acadêmicos, governamentais, sem fins lucrativos, e uso pessoal. Chimera é desenvolvido pelo recurso para Bioinformática, visualização, e Informática e financiado pelo NIH National Center for Research Resources (P41-subvenção RR01081).

Acesse : http://www.cgl.ucsf.edu/chimera/download.html

Conheça também o game Ludo Químico.

VLabQ: Um software de Laboratório Virtual de Química !



VLabQ: Laboratório Virtual de Química é um excelente programa concebido para trabalhar a experiência como se estivesse em um laboratório de química.

Entre as principais características do VLabQ: Laboratório Virtual de Química, incluem: a capacidade de salvar a qualquer momento o conteúdo do laboratório, tanto a equipe e seu conteúdo e condições, para que possa continuar a praticar depois. Uma vez carregada a prática, o simulador mostra os diferentes textos que servem como guia na prática. É constituída por três secções que mostram o referencial teórico, método e conclusões contidas em cada simulação.

Além disso, VLabQ: Virtual Chemistry Laboratory usado para alterar a velocidade da simulação, embora possa ser o criador das práticas que irão determinar se o usuário pode alterar ou não a velocidade da simulação.

VLabQ: Virtual Chemistry Laboratory contém as ferramentas necessárias como um verdadeiro laboratório, tais como copos, frascos Erlenmeyer, bola de balão filtro Buchner, Reactor, buretas, provetas, pipetas, tubos de ensaio, e assim por diante. Além de instrumentos de medição, como medidores de pH, termômetros, medidores de condutividade e escalas. A equipa é constituída por queimador de calor, churrasco e banho de gelo, agitador de vidro, vidro de relógio, porcelana, calorímetro.


Idioma : Espanhol.

Acesse: http://www.sibees.com/vlabq.php

Conheça também o game Ludo Químico.