segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

Você já viu Nanoarte ?


Agência FAPESP – A nanotecnologia lida com partículas que medem bilionésimos do metro, portanto invisíveis a olho nu, mesmo com ajuda dos microscópios comuns. Mas se trata de um universo que, além de ter enorme potencial de aplicações, conta com visual sem igual.
O material é ideal para a arte, ou melhor, para a nanoarte, como mostram pesquisadores ligados ao Centro Multidisciplinar para o Desenvolvimento de Materiais Cerâmicos (CMDMC) – um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPIDs) da FAPESP – e ao Instituto Nacional de Ciência dos Materiais em Nanotecnologia (INCTMN), também apoiado pela FAPESP.
O grupo tem obtido imagens surpreendentes a partir de nanopartículas de materiais cerâmicos. O que começou como um simples experimento deu tão certo que, inserido na pesquisa do centro, virou o projeto Nanoarte. Além de exposições de fotos, que começaram o ano passado, a iniciativa já conta com quatro vídeos disponíveis no YouTube

Segundo Antonio Carlos Hernandes, professor do Departamento de Física e Ciência dos Materiais do Instituto de Física de São Carlos (IFSC) da Universidade de São Paulo (USP), a proposta do projeto é popularizar o nanomundo dos materiais e estimular a curiosidade científica a partir das imagens obtidas em microscópio eletrônico de altíssima resolução.
“Quando iniciamos a pesquisa em nanomateriais, não tínhamos a menor ideia de que agregaríamos também um projeto artístico. Mas no momento da seleção das imagens, realizada por dois estudantes, vimos que seria interessante levar informações aliadas às belas imagens para a população em geral”, disse à Agência FAPESP .

Por Alex Sander Alcântara


Veja mais da matéria em :
http://www.agencia.fapesp.br/materia/11357/especiais/fazendo-nanoarte.htm

Acesse os links para ver mais fotos:
http://nanoart21.org/nanoart2006/thumbnails.php?album=154

http://nanoart21.org/nanoart2006/thumbnails.php?album=115

http://nanoart21.org/nanoart2006/thumbnails.php?album=152

Acesse também :
http://www.cmdmc.com.br/nanoarte/hd/

Conheça também o game Ludo Químico.